DOAÇÃO DE ESPÓLIO À BNP | 07 de Janeiro | 16h30 | Sala do Conselho | Entrada livre
Por ocasião da doação, a título gracioso, pelos seus descendentes, do espólio de Virgínia Lopes de Mendonça à Biblioteca Nacional de Portugal, evoca-se a sua obra de literatura infantil e juvenil, bem como algumas ilustrações de seu irmão Vasco.
A cerimónia de assinatura do Termo de Doação realiza-se dia 7 de Janeiro, com assinaturas de D. Fernanda Soares Franco Lopes de Mendonça e do Director-Geral da BNP, Jorge Couto, em representação das partes.
Filha de Henrique Lopes de Mendonça e de Maria Amélia Bordalo Pinheiro, a escritora publicou inicialmente e com assinalável êxito obras para crianças em vários jornais e revistas infantis, editando algumas em monografias. Mais tarde iniciou-se na literatura para raparigas, em pequenos romances como A Gaivota e Quadros da Vida, tendo estas novelas sido publicadas num único volume. Após diversos ensaios publicados em revistas, Virgínia Lopes Mendonça estreou-se no romance juvenil com Ar Puro, editado em 1945. Publicou, em colaboração com Laura Chaves, entre outras peças, Maria Migalha, representada no Teatro Nacional em 1936.
Contando com a colaboração do seu irmão Vasco, e tendo-nos sido entregue com o espólio valiosos desenhos deste caricaturista e ceramista, não poderíamos deixar de expor também algumas peças deste talentoso ilustrador de histórias infantis e criador de personagens de folhetins.
Membros de uma família distinta nas artes e nas letras, de que a BNP possui parte do espólio, a doação contribui para enriquecer o respectivo acervo.
No hay comentarios:
Publicar un comentario